Sobre amor, política, sexo,reeducação alimentar, culinária, actualidade, e tudo o resto que me interessa.

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Novelas


Eu nunca fui muito fã de novelas, lembro-me de ver as novelas mexicanas que passavam a tarde na TPA, mas não me lembro de ter visto as novelas que passavam a noite, normalmente já tava na caminha. Nunca me tinha apercebido, até a semana passada, a influência que as novelas têm nas pessoas. Há pessoas que mudam de penteado, a forma de vestir, a maneira de falar influenciadas pelas novelas, eu acho isso absurdo, mas acontece.
Um exemplo de que isso aconteceu aqui em minha casa. Reparei no outro dia que a minha sobrinha ao meio do jantar pedia sempre pra ir a casa de banho, principalmente se ela não gostasse da comida, ia fazer "cocó ou xixi" conforme a ocasião. A semana passada, eu dei-lhes o jantar quase todos os dias porquê a minha irmã não estava, e num dos dias decidi segui-la pra saber se ela ia mesmo fazer xixi, encontrei-a a enfiar o dedo na garganta pra vomitar.... A minha sobrinha Djamila tem 4 anos...

Ela disse que estava a vomitar porque não gosta de iscas e que a menina da novela Paginas da Vida quando não gosta da comida também vai vomitar. Bem eu ia tendo uma síncope, fiquei sem saber o que fazer, tinha segundos pra reagir, gritava, conversava, dava-lhe um bofa daquelas bem dadas, enfim, achei melhor voltarmos pra cozinha e dei-lhe um copo de leite com chocolate e uma sandes mista já que ela não gosta de iscas, e passei a noite a ver se ela ia vomitar outra vez ou não.

Entretanto, quando chegou a minha irmã, que é MÉDICA, expliquei-lhe a situação em com a criminosa presente, e a única coisa que a minha irmã conseguiu dizer, depois de me dar aquele olhar de "tas a delirar, ela tem 4 anos" foi: "ai ai ai Djamila,não podes fazer isso, tas a imitar a menina da novela" e depois acrescentou "Isa, tu tens que controlar essa situação".... Hã?!

Ela é médica, a filha dela tem 4 anos e tá a imitar comportamentos búlimicos e a única coisa que ela se lembra de dizer é isso? Sinceramente, uma vez disseram-me que os pais as vezes tornam-se "cumplices" quando preferem não reconhecer os indícios de um problema que pode a vir a torna-se um problemão. Elas continuam a ver a novela, que serve de babysitter, porque cada vez que se sentam em frente e tv é mais uma hora de silêncio, e ela não vai querer trocar isso por causa de uma coisa tão passageira como um problema alimentar...Whatever!!!

Voltando as novelas, tudo bem que se calhar o objectivo da novela é chamar a atenção para problemas relacionados com distúrbios alimentares, mas se a novela tiver 100 episódios, e do episódio 1 ao 95, há uma a dizer que "vomito logo emagreço", e só do episódio 96 a0 100 é que explicam que afinal vomitar faz mal, fica complicado obter resultados positivos.

Do outro lado estão os pais, fogo, eu achei a atitude da minha irmã irresponsável e negligente, do género "isso passa-lhe quando a novela acabar", mais agravante ainda é o facto de ela ser MÉDICA, sinceramente. Pra já eu acho que nenhuma criança deve ver novelas, tem muito canal pra crianças na Tvcabo, e elas podiam fazer coisas mais interessantes, pintar, bordar, brincar com bonecas, outra coisa qualquer do que ficar a ver novelas.

Porque amo a minha sobrinha, espero que a situação não se arraste...

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Bem, essa situação é complicada, pois as novelas influênciam muito as crianças, inda pra mais quando elas não tem conhecimento profundo sobre cada situação da vida. Vejo pelas minhas priminhas de 5 anos que gostam de imitar personagens de várias novelas. Mas também essas novelas não são apropriadas para a idade delas, por isso que ja existe em cada programa, no cantinho televisão a dizer idade a que se destina. Há que ter em atenção os pequenos promenores, ou explicar criança o porquê das coisas. *betty*

6 de março de 2007 às 15:19

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial