Sobre amor, política, sexo,reeducação alimentar, culinária, actualidade, e tudo o resto que me interessa.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Colonizados por ingleses


Eu já ouvi muita coisa sobre a colonização, colonizadores e colonizados, mas há uns meses atraz ouvi o seguinte a sair da boca de uma pessoa com "estudos superiores": "Portugal durante os anos de colonização não se desenvolveu nada, por isso é que eu acho que nós (angolanos) se tivessemos sido colonizados pelos ingleses estariamos melhor" Hã? Então eu perguntei "MELHOR COMO QUEM?!". Atenção ao obvio da resposta:"como a àfrica do Sul por exemplo, eles foram colonizados pelos ingleses e estão bem, eu já estive lá e aquilo é muito desenvolvido. Tem bons prédios mesmo dos países desenvolvidos, podes comprar um bom caro, uma casa grande, os supermercados são muito giros e FALÁVAMOS TODOS INGLÊS "...

Isso é o que acontece quando o ser humano não consegue ver pra além do óbvio. Quando fui a África do Sul também achei tudo muito bonito, "nem parece África" como dizem os angolanos quando aterram e Joanesburgo. Mas eu tive a oportunidade de ir para o interior, e durante o caminho todo achei tudo muito maravilhoso, mas no meio da paisagem maravilhosa, no meio do nada mesmo, estava uma "coisa" quem nem gueto se pode chamar, porque no gueto pode-se encontrar casa feitas com adubo. O que vimos eram casas feitas de paus e sacos de plástico, nunca tinha visto nada assim na vida, e em Angola também há guetos, mas como aquele nunca tinha visto. Eu devo ter posto uma cara de tão feia ou tão surpresa,que o condutor do carro, que era um sul-africano disse-me "isso é temporário, o governo já está a tratar da situação deles", isso foi em 1997.

Continuando, perguntei a moça se ela gostaria de ter vivido num regime segregacionista e o que ela achava da Nigéria que também é um pais que foi colonizado pela Inglaterra. Bom, pra primeira pergunta não tive resposta, pra segunda ela me respondeu "a Nigéria é um caso a parte!!!". Deve ser porque não tem Sun City. Fico muito irritada quando as pessoas abrem a boca pra dizer esse tipo de barbaridades, não ficam só calados porquê? Pensar antes de abrir a boquinha nunca fez mal a ninguém, evitam-se muitas situações desagradáveis.

Porra, se a moça em questão ler isso, tou feita ao bife, mas safoda, ela fala atoa!!!

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Essa dica tb me irrita,mas epá, eu como sou um angolano-pró-tuga, sou suspeito, penso desta forma, pq acho q devemos aproveitar o que os portugueses nos deixaram d bom e com isso ir dando uns passinhos. Acho q n devemos olhar muito nas ex-cólonias britânicas, pq tem algumas q foram dadas semi-independências, ficando sempre sobre tutela da Rainha, ou quem ficou a mandar foram os novos nativos.Eu vivo em Lisboa e às vezes acho que mesmo os portugueses vivem este complexo, quando vejo certos políticos por terem liberalizado o aborto, vir dizer q já estamos na Europa de Cima, fico furioso com isso,vive-se da sombra da religião católica, mas ela é só um corpo com todos os defeitos e qualidades, aqui tb sou suspeito, pq n sendo praticante da religião católica, acho q ela é tal como Portugal em Angola,em que devemos agarrar os pontos bons que ela nos dá.
Aquele Cumprimento.
Márcio Silva.

21 de fevereiro de 2007 às 04:28

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial