Sobre amor, política, sexo,reeducação alimentar, culinária, actualidade, e tudo o resto que me interessa.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

South Africa

Faz hoje 20 anos que Nelson Mandela saiu da prisão. Vi algumas noticias sobre o acontecimento nos canais internacionais, mas vi também algumas matérias sobre a situação socio-económica da Africa do sul. Para dizer a verdade, nada me surpreendeu. Estive na Africa do Sul em 1998 e tive a oportunidade de viajar para o interior do país. Vi muita coisa bonita, mas vi também muita miséria, e digo sinceramente que não esperava, porque a imagem que tinha criado na minha cabecinha sobre o país era totalmente diferente. Pensava, como muita gente, que com o fim do apartheid haveriam outras oportunidades para aquele povo. Mas enquanto passava por aquele gueto no meio do nada, pensei também comigo mesma "bem, também ainda não passou assim tanto tempo, se calhar eles ainda estão a arranjar forma integrar essas pessoas...". E foi exactamente o que me disse o sul-africano que nos serviu de guia, acho que ele viu o desconforto nos meus olhos e disse "the govern is taking care of this, soon these people will be out of here"... e olha que eu não fiz nenhum tipo de comentário.

Em resumo, hoje, 20 anos depois, pouco ou nada mudou, os bairros continuam no mesmo sitio, as oportunidades continuam escassas e desta vez as pessoas sentem que o inimigo não é o branco, são pessoas como eles, a quem depositaram confiança porque pensavam que podiam fazer melhor que o opressor... muitos já dizem que preferiam viver no tempo do apartheid... scary!!!

Fica o video...



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial